Bastonário e Vice-Presidentes

Quem é Fernando de Almeida Santos

Fernando de Almeida Santos tem 53 anos e é atualmente vice-presidente da Ordem dos Engenheiros. 

O seu percurso soma 24 anos de experiência como dirigente da Ordem, tendo sido sucessiva e ininterruptamente Delegado Adjunto de Braga (1997-2001), Delegado Distrital de Braga (2001-2004), Secretário do Conselho Diretivo da Região Norte (2004-2010), Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte (2010-2016) e Vice-presidente Nacional (2016-2022).

A isso acrescenta o seu trabalho no setor privado, o que lhe permite estar em sintonia com o mercado, com o negócio e com sociedade civil. Trabalho em Portugal e também no estrangeiro. Começou na Engil, onde esteve 9 anos antes de fundar a Tabique, onde é administrador executivo até 2020, agora administrador não executivo e desde sempre acionista principal.

 

A sua idade torna-o o candidato mais jovem e assim com uma maior dinâmica para enfrentar os enormes desafios que a Ordem enfrenta.

A sua origem (Braga) torna a sua eleição uma raridade e uma oportunidade de alargar a mundividência da Ordem, graças aos seus contactos com o exterior, mas também graças à sua ligação com uma universidade moderna e uma referência nos últimos anos, a Universidade do Minho.

Fernando de Almeida Santos e os restantes elementos da sua candidatura têm as características necessárias para promover as necessárias reformas que a profissão de engenheiro necessita.

VICE-PRESIDENTES